terça-feira, 21 de março de 2017

Vocês sabem qual é a finalidade do TAPUME



Dicas sobre tapume e pra que serve




Oi gente, tudo bom com vocês?

Hoje vim falar sobre um assunto bem importante, em muitos âmbitos. 
Você aí que tem uma construção em mente, seja do seu lar doce lar, do seu negócio próprio, ou qualquer outra coisa, já pensou na importância do tapume? Ou ao menos sabe o que é isso?
Faço essas perguntas porque eu mesma fiquei boba quando soube o quanto isso é importante! Para quem não sabe, terrenos que não tem fechamento pré-existente (como muros por exemplo), devem ser protegidos com tapume, feito na maioria das vezes de madeira e que cerca a propriedade em construção. Devem ter no mínimo 2,20m de altura em relação ao nível do terreno e serem bem fixados no chão. Lembrando que para a construção do mesmo, é possível utilizar 50% do espaço destinado ao passeio de pedestres. 







O tapume é muito útil para delimitar onde o responsável pela obra irá armazenar os materiais, pois se isso for feito de qualquer maneira, pode acarretar acidentes para os pedestres e até resultar em multa (já que não é permitido estocar materiais de construção sob calçadas!). 
Também é de extrema importância para a proteção dos pedestres que estão transitando nos arredores da obra, já que pedregulhos ou outros materiais podem ser arremessados, causando acidentes.
Além da proteção das pessoas, o tapume garante a segurança da obra, já que a mesma abriga materiais e ferramentas com alto valor financeiro, o que atrai (e muito!) a atenção de ladrões.

Importante lembrar que o tapume é feito na fase inicial da obra e só deve ser retirado no fim da mesma, ou para dar lugar ao fechamento definitivo, com muros, grades ou alembrados. 

O tapume aqui de casa já está pronto há algumas semanas. Como citei no post da limpeza do terreno (onde é possível conferir algumas fotos), deixamos três portões grandes para a entrada e saída de caminhões carregados com materiais.
Fonte://edificandomeussonhos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário