segunda-feira, 4 de maio de 2015

Formas para Concrteto em Tapumes de Madeiras

Fôrmas de concreto



 

A LP oferece 3 produtos para fôrmas de concreto de vigas, lajes, pilares e fundações:

  • LP Eco-Tábua
  • LP Eco-form
  • LP Top-Form
Fonte:http://www.lpbrasil.com.br/aplicacoes/
O LP Eco-tábua garante 2 a 3 usos com desmoldante e é recomendado para obras em que não serão necessárias muitas utilizações. Por ser um produto industrializado, apresenta vantagens sobre as tábuas encontradas no mercado: tábua seca, reta, sem rachaduras ou nós, que não entorta e com ótima resistência mecânica e à umidade. É feita com madeira 100% reflorestada e em diversos comprimentos, a fim de minimizar as perdas nas obras.
Em construções em que se exige um maior número de usos poderá ser utilizado o LP Eco-form, produto sem revestimento, desenvolvido exclusivamente para o uso em fôrmas de concreto, com garantia de até 10 usos (com aplicação de desmoldante, considerando as duas faces do painel). Destaque para o selamento com tinta impermeabilizante nas bordas, nas cores laranja e branco, que auxilia na proteção contra a umidade, tornado os painéis mais resistentes. e com garantia de até 10 usos (5 em cada face) com desmoldante. O LP Top-Form possui características semelhantes ao LP Eco-form. A diferença está no selamento de bordas na cor branca e no revestimento com filme fenólico 120g/m2 (Tego Filme) nas duas faces do painel, garantindo um melhor acabamento e maior número de utilizações. Garantia de até 16 usos, considerando as duas faces do painel. 

  • Recomendações:

    • Selamento: Recomendamos que as bordas desprotegidas sejam seladas com tintas tipo esmalte sintético, óleo ou automotiva;
    • Desmoldante: Antes da concretagem, deve ser aplicado desmoldante químico sobre as superfícies dos painéis. Recomendamos o uso dos desmoldantes industrializados específico para esta finalidade. O desmoldante químico deve ser aplicado, como em outros painéis de fôrmas de concreto, com o auxílio de uma trincha, esponja ou equipamento de pulverização. Esta aplicação deve ser a mais uniforme possível.
    • Desfôrma: Para uma desfôrma perfeita e sem danos, recomendamos o uso de tacos de madeira em forma de cunha. O painel também aceita os métodos tradicionais de desfôrma, como o uso de pés-decabra.
    • Limpeza dos painéis: Após a desfôrma, os painéis devem ser limpos e reparados, com escova de metal ou ripas de madeira. Leves batidas na face oposta, com um martelo, removem também parte do concreto. Antes de reutilizar os painéis, os pregos devem ser removidos e eventuais buracos preenchidos com massa plástica ou produto adequado.
    • Serrando e usinando: Como todo painel de madeira, o OSB possui um sentido correto de corte, o longitudinal da chapa, pois, este sentido é duas vezes mais resistente que o transversal. Recomendamos o uso de discos de serra de wídia, aço rápido ou diamantado; preferencialmente com 72 dentes trapezoidais e velocidade de corte em torno de 4000 rpm. Evitar “serras de fita”, pois podem lascar o material.
    • Montagem da Fôrma: Os travamentos, gravatas e cimbramentos podem ser posicionados e calculados, da mesma maneira que em outros painéis de madeira, sempre obedecendo ao projeto de fôrmas. Os pregos utilizados para fixação podem ser de qualquer tipo, porém recomendamos os pregos de duas cabeças para facilitar a sua retirada e não danificar os painéis. Para a montagem de fôrmas em subsolos e locais de difícil acesso, recomenda-se a utilização reforços nas bordas dos painéis feitos com sarrafos de madeira com largura mínima de 5 cm, formando um quadro.
      Fonte:http://www.lpbrasil.com.br/aplicacoes/